Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Utilidade Pública
 
14.Jan - Carangola está entre as cidades em situação de emergência do surto de febre Amarela
 Carangola está entre as cidades em situação de emergência do surto de  febre Amarela

      Carangola está estre as cidades de situação de emergência, procure os postos de saúde e vacine, cuide da casa comum, limpe os quintais e não deixe a água parada.Que Nossa Senhora nos proteja e o Bom Pastor conduza as nossas atitudes e ilumine os nossos governates para que possam sempre colocar a saúde em prioridade.


      O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto de febre amarela. O decreto contempla 152 cidades no entorno de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, na Região Leste, Manhumirim, na Zona da Mata, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri




        O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do surto, em especial a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Fica admitida também a contratação de pessoal para ajudar no combate à doença e autorizada a criação de um comitê para monitoramentos dos casos e prevenção, que recebe o nome de sala de situação. Durante a validade da situação de emergência, poderá haver dispensa de licitação.




    Das 152 cidades abrangidas, 21 apresentam casos notificados e prováveis de febre amarela. A secretaria esclarece que é adotada a estratégia de ampliar a área de atenção para facilitar o monitoramento de casos. A condição de surto ocorre quando há um aumento do número de casos de determinada doença em relação ao esperado em uma região localizada.




    A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.




   A Secretaria de Estado de Saúde afirma que a transmissão na área rural está relacionada ao mosquito Haemagogus. A febre amarela também é transmitida pelo Aedes aegypti, mas somente em ambiente urbano. O órgão afirma que não recebeu nenhuma notificação de caso em área urbana.




 




Veja listagem dos 152 municípios:


Unidade Regional de Saúde: Manhumirim - 34 municípios:
Abre Campo
Alto Caparaó
Alto Jequitibá
Caiana
Caparaó
Caputira
Carangola
Chalé
Conceição de Ipanema
Divino
Durandé
Espera Feliz
Faria Lemos
Fervedouro
Ipanema
Lajinha
Luisburgo
Manhuaçu
Manhumirim
Martins Soares
Matipó
Mutum
Orizânia
Pedra Bonita
Pedra Dourada
Pocrane
Reduto
Santa Margarida
Santana do Manhuaçu
São João do Manhuaçu
São José do Mantimento
Simonésia
Taparuba

Tombos




 



Fotógrafo: internete

Fonte: www.g1.globo.com/mg

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.