Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Palavra do Pároco
 
26.Dez - Natal é abrir mão da grandeza e ser simples para salvar
Natal  é abrir mão da grandeza e ser simples para salvar

     Natal, momento em que nós colocamos em preparação ou de prontidão,  para sentirmos  a presença de Jesus que nasce em nosso meio. É claro que Jesus nasceu lá em Belém a , dois mil anos atrás aquele fato não vai acontecer novamente, por isso  dá para ver o nascimento de Jesus, o que nós podemos fazer é sentir o nascimento de Jesus,  celebrar o nascimento de Jesus,  experimentá-lo,  talvez na mesma intensidade dos pastores, dos anjos, dos magos,  não podemos ver com os nossos olhos pois estamos numa distância histórica de dois mil anos.


     Mas a fé nos permite eu voltar a Belém, fazer de novo  aquele trajeto com José e com Maria pelas estradas,  os últimos dias de gravidez, a fé nos permite voltar  á  gruta de Belém, á manjedoura e a celebrar com alegria  o nascimento  deste Menino.


O que significa Jesus nasceu?  Para nós?  Para nossa fé?


     As três leituras de hoje  falaram uma  palavra muito importante: Salvador. No evangelho ( Lc 2,1-14) “ Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que Nasceu para vós um Salvador.” O refrão do Salmo ( Sl 95) nos diz “ Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” A segunda leitura ( Tt 2, 11-14) termina dizendo : “ o amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar essas coisas.”


O nascimento de Jesus significa Salvação. Significa que nós somos salvos.


Mas porque somos salvos? São Paulo nos diz , que é porque Jesus nos ama com um amor zeloso, Deus ama de uma forma zelosa. É o amor zeloso de Deus que nós salva. Prova disso que Ele veio até nós,  no seu Natal,  em Jesus Cristo. O que significa isto é?  Significa que Deus abriu mão da sua grandeza, da sua onipotência, para se fazer pequeno, uma criança no meio de nós.


     Geralmente quando queremos  agradar alguém,  impressionar, chamar atenção desta pessoa, nós vestimos a melhor roupa, passamos perfume, preparamos palavras bonitas, nós preparamos para impressionar. Deus vem de uma maneira diferente, Ele não vem grande, bem vestido... o Evangelho nos diz que ele foi enfaixado com faixas de pano.


    A forma de Deus salvar passa pela simplicidade, pela entrega, pela doação,  Ele vai diminuindo até se tornar uma criança, para vir nos salvar. Deus desce  a nossa pequenez , vem até nós para nos salvar.  Só que pode descer até onde nós estamos,  poderá nos salvar de verdade,  se Deus tivesse ficado  no céu distante de nós, nos olhando de longe,  Ele não teria condições de  nos salvar,  mas só pode nos salvar porque Ele assumiu tudo o que é nosso,  a nossa pequenez,  a nossa fragilidade.


    Na nossa vida também deve ser assim ...Se quisermos salvar alguém,  não adianta querermos  ficar de cima, dando  ordens, dizendo  o que deve ou não fazer, não devemos ficar apontado os dedos dizendo o que é certo e o que errado. Se queremos salvar, devemos descer até onde o outro está, de maneira simples, sem arrogância, sem prepotência, mas vai,  toma-o pela mão, faça como Deus, torne-se pequeno, torne-se dependente, quando Deus vem com criança, ele abre mão de cuidar para ser cuidado, Ele vem para as nossas mãos para ser cuidado, e Ele corre todos os riscos, pois não há nada mais frágil do que uma criança, nada mais indefeso do que uma criança, ninguém está mais indefeso do que aquele que ama, pois aquele que ama não tem desconfiança, não tem armadilhas, não tem reservas.


    Só o amor zeloso do Senhor poderia permitir que  Ele, sem nenhuma desconfiança da nossa maldade, se torna-se uma criança e  deixa  ser cuidado por Maria. Esse gesto de Deus hoje, de descer até nós, é o grande exemplo.


Natal é isto, é abrir mão da grandeza e ser simples para salvar. Não porque somos capazes, grandes, poderosos, mas porque a nossa humildade, nossa simplicidade, pode tocar a vida pode tocar o coração.


    Que Deus continue nos salvando sempre e nos ensinado a salvar, não pela prepotência, mas pela simplicidade, por que assim poderemos compreender e sermos compreendidos.


 


Comtemplemos a Criança, o Salvador.


Fotógrafo: Pascom Paroquial

Fonte: Homilia 24 dezembro - Transcrição Pascom

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.