Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Paróquia
 
05.Jun - Setena do Espírito Santo - A renovação de nossas promessas através da ação poderosa do Espírito Santo.
Setena do Espírito Santo - A renovação de nossas promessas através da ação poderosa do Espírito Santo.

“Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor” (Jr 24,7).


Compreender o que nos diz o Senhor nesta passagem do Evangelho é compreender a ação do Espírito Santo em nossas vidas. Assim como se encarnou no seio de Maria para trazer Jesus ao mundo, também orientou e deu força aos discípulos para encarar a missão de anunciar o Reino de Deus após a ressurreição de Jesus, missão esta anunciada pelo próprio Cristo. Mas sozinhos aqueles homens não eram capazes, pois necessitavam do auxílio divino que os preparassem para o cumprimento da promessa a eles feita.


Percebemos que as tribulações e dificuldades enfrentadas pelos discípulos ao anunciar Jesus ressuscitado, muitas vezes coincidem-se com nossas fraquezas e fragilidades humanas. Por vezes sentimos nossa fé abalada, nos sentimos incapazes de seguir em frente por alguma dificuldade imposta ou nos achamos pequenos diante de nossos problemas.


É nesse momento que a ação do Espírito Santo se manifesta em nossa vida. Tudo muda a partir do momento em que percebemos o poder do Espírito Santo atuar em nós, nos dando forças para levar adiante nossa missão e fazer acontecer o Reino de Deus.


A sensação de vivenciar e celebrar a renovação de nossas promessas através da ação poderosa do Espírito Santo é única. Sair de nossas casas todos os dias para ir ao encontro do Senhor na certeza de receber os dons do Espírito Santo é sublime. São sete dias que temos a certeza que somos filhos muito amados do Pai, pois somos agraciados com a pureza de renovar em nós os sete divinos dons, os quais sozinhos nem sempre somos capazes de desenvolver em nossas vidas, mas apenas Deus em sua infinita bondade é capaz de nos propiciar.


Somos honrados por poder chegar ao Pai, e mesmo diante de nossa pequeneza humana, nos deparar com sua imensa benevolência ao nos conceder os dons divinos, bastando apenas um pedido sincero, uma oração humilde e um coração aberto.


Ao celebrar a Setena do Divino Espírito Santo somos agraciados com diferentes sensações. A cada dia, ao receber um dos seus dons, sentimos uma coisa diferente renascer em nós. Mas nada se iguala à sensação de que estamos ali, na casa de Deus, diante da oportunidade de renovar nossa vida. O Espírito Santo age em nós de forma renovadora, onde nos sentimos realmente capazes de mudar aquilo que precisa ser mudado em nosso íntimo e irradiar essa ação transformadora a todos ao nosso redor. A mudança realizada em nós fortalece nossa fé, nos deixa mais humildes, nos permite deixar que Deus nos tome pelas mãos e nos dê forças para seguir em frente.


O que vivenciamos nas celebrações da Setena é a sensação de sermos curados, libertados, transformados. Vamos em busca do Senhor para renascer e Ele nos permite mudar, nos entende sem nenhuma explicação. Somos então capazes de vivenciar sua ação transformadora através dos gestos mais simples. O silêncio, os olhares, as orações, aquela brisa leve que toca nossos rostos. Tudo isso é sinal do amor de Deus por nós, manifestado pela ação divina do Espírito Santo.


Possamos então frutificar em nós a sabedoria, o entendimento, o conselho, a fortaleza, a ciência, a piedade e o temor de Deus, rogando a Deus que através do Espírito Santo derrame sobre nós a sua graça, nos cure e nos liberte. Que nossa fé se torne cada vez mais corajosa, para que procuremos agir como Jesus agiria, de forma a fortalecer nossa caridade e nos preparar para uma visão plena de Deus. Assim poderemos realizar em nós as grandes obras divinas mediadas pelos sete dons, de forma a vivenciarmos a verdadeira mudança e renovação que necessitamos para seguir em frente com nossos projetos humanos.


 


 Bernardo Bernardes Silva Teixeira- Ministro da Palavra



Fotógrafo: Pascom Paroquial

Fonte: Pascom Paroquial

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.