Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Paróquia
 
11.Fev - Pastoral da Acolhida
Pastoral da Acolhida

 


     “Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela Igreja....”Atos 15:4.


          Os membros da Pastoral da Acolhida participou na manhã do dia 10/02/2019,na Capela de Nossa Senhora Aparecida de um encontro de formação, com os atuais e novos membros da pastoral.


          A condução do encontro foi feita pela Irmã Catarina Chinelatto ,Consagrada das Servas de Maria do Brasil. Com o tema “Espiritualidade na Pastoral da Acolhida, a irmã Catarina destacou que a o acolhimento é um ato nobre, é um ato evangelizador. Padre Willis destacou sobre a estrutura da igreja, seus compromissos e conselhos.


       "O dia de Formação esclareceu dúvidas acerca do funcionamento da pastoral, os ajustes a serem definidos e proporcionou principalmente momentos de oração, reflexão, vínculos de amizade e fraternidade entre seus membros." Maristela Amorim, coordenadora da Pastoral da Acolhida.


           O Ministério da Acolhida tem a função de receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na comunidade, na paróquia ou na diocese, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão. O ministro da acolhida tem como missão, acolher os fiéis no diversos momentos da vida da comunidade. Nesse sentido, entende-se que evangelizar é acolher.


          Por que acolher bem? O acolhimento fraterno e alegre nos leva a outra indagação: o que o fiel procura em nossas comunidades, ou melhor, quem é que eles vêm procurar? A resposta só pode ser uma: vieram, mesmo sem saber com clareza, à procura de Jesus Cristo! Jesus Cristo que, todavia, foi o primeiro a procurar-vos. De fato, o único significado para uma boa acolhida é levar quem chega a nossos ambientes sagrados a encontrar Jesus Cristo, o Verbo que Se fez carne e veio habitar entre nós.  As palavras do Prólogo de São João de certo modo deve ser o “cartão de visita” do ministro que acolhe o seu irmão. “No princípio era o Verbo, o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava, ao princípio, junto de Deus” (Jo 1, 1-2).  E diz a grande conclusão: “a quantos, porém, o acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que creem no seu nome”. (Jo 1, 12) O Senhor também, ao enviar os seus discípulos, vai lembrar-lhes que quem os “acolhe, acolhe a mim, e quem acolhe a mim, acolhe Aquele que me enviou”. Tornando toda a Igreja acolhedora, e concretamente acolhendo o fiel com feliz sorriso, estamos abrindo nosso coração para que o Cristo se manifeste em cada um que bate em nossas comunidades. (Dom Orani João Tempesta).


          Acolher bem é evangelizar. Paroquia Nossa Senhora Aparecida. Evangelizado pela acolhida.


 


 


Fotógrafo: Pascom

Fonte: Pastoral da Acolhida

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.