Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Paróquia
 
20.Mar - Envio do Ministério de Leitores
Envio do Ministério de Leitores

Com uma linda celebração no dia 19/03, os novos leitores das comunidades urbanas, receberam a benção e foram enviados pelo pároco Pe. Willis de Oliveira Gama.


Dentro do conjunto dos ministérios litúrgicos na Igreja, o leitor tem uma importância fundamental, pois ele é incumbido de proclamar para os irmãos reunidos em assembléia litúrgica a Palavra de Deus. Por meio de sua voz, Deus se comunica com seu povo. A função de proclamar a Palavra de Deus na liturgia é central na liturgia cristã, pois, não existe celebração sem a proclamação da Palavra. Por isto, é um verdadeiro ministério, um serviço prestado a toda a comunidade cristã, que se reúne para celebrar o mistério de Cristo, ouvir sua Palavra e partilhar a Eucaristia.
Existem dois tipos de leitores na liturgia: o leitor instituído, que recebe este ministério num rito litúrgico próprio, e a este ministério somente é admitido os homens. Também há o leitor ao instituído, ou o leitor confiado, este recebe o ministério por meio de uma bênção litúrgica, prevista no ritual de bênção, e a ele podem ser admitidos qualquer cristão leigo, homens e mulheres.
Ser leitor na Igreja é um serviço à Palavra de Deus e à comunidade que se reúne em assembléia para celebrar. O leitor é um mediador entre Deus e a comunidade celebrante. Daí a exigência de exercer tal ministério de maneira digna e eficaz, ele é, por assim dizer, a voz de Cristo para a comunidade.
A constituição sobre a Liturgia Sacrosantum Concilium, do Concílio Vaticano II, afirma no nº. 29 que: “Os leitores... Exercem um verdadeiro ministério litúrgico”. Isto significa que trata-se de um ministério (serviço) comunitário, eclesial, ou seja, prestado em favor de toda a comunidade reunida para celebrar.
O leitor é alguém que, em nome, e com a aprovação da assembléia celebrante, dirige-se a mesa da Palavra, para proclamar em voz alta para todos o que o próprio Deus tem a dizer durante a celebração. 


Que Nossa Senhora Aparecida abençoe a todos, pelo carinho e disponibilidade.


Clique aqui para ver as fotos.


Fotógrafo: Pascom Paroquial

Fonte: Pascom Paroquial

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.