Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Diocese
 
22.Jul - Assembleia Diocesana de Pastoral
Assembleia Diocesana de Pastoral

   


Assembleia define Comunidade, Missão e Compromisso com a vida como prioridades pastorais para o 9º Plano Diocesano de Pastoral


   Bispo, clero, religiosos e agentes de pastoral da diocese de Caratinga realizaram nesta semana, entre os dias 18 e 21 de julho, a assembleia diocesana de pastoral. O encontro, que aconteceu no seminário diocesano, reuniu cerca de 120 participantes e definiu os temas Comunidade, Missão e Compromisso com a vida como prioridades pastorais para o 9º Plano Diocesano de Pastoral que norteará as atividades pastorais da diocese no quatriênio 2017-2020.


  A assembleia contou com dois assessores. Na primeira noite, a professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Dulce Maria Pereira, que se dedica à formação e capacitação em educação ambiental, inclusão e temas socioambientais, fez uma série de apontamentos e indagações, a partir da encíclica Laudato Si, do papa Francisco, ajudando os participantes a se comprometerem com a contemplação do cuidado para com a casa comum na elaboração do 9º Plano de Pastoral. Nos demais dias, a assessoria foi realizada pelo padre Marcelo Moreira Santiago, da arquidiocese de Mariana, com ampla experiência nas questões pastorais.


 O coordenador diocesano de pastoral, padre Geziel José de Almeida, explica que a preparação para esta assembleia iniciou-se ainda no final do ano passado, quando se propôs que houvesse, a partir das comunidades, todo um processo de avaliação do 8º Plano e de análise das necessidades pastorais que deveriam ser contempladas no 9º Plano. “A nossa assembleia, na verdade, começou no final do ano passado. A gente organizou passos. Em março foram feitas as assembleias nas comunidades e paróquias. Em maio, elas aconteceram por forania e, agora em julho, a assembleia diocesana. Foram várias etapas realizadas”, detalhou.


 De acordo com padre Geziel, as paróquias organizaram um resumo a partir da organização do plano e da caminhada que foi realizada, inspiradas nas atuais diretrizes da ação evangelizadora no Brasil e em documentos pontifícios. “Este resumo foi encaminhado para os forâneos, que depois o resumiram e me encaminharam esse material. Depois fizemos uma síntese que foi encaminhada para o assessor que preparou uma prévia do que seria estudado nessa semana, durante a assembleia”, explica.


    O 9º Plano de Pastoral da diocese de Caratinga se estruturará a partir de três marcos (histórico, doutrinal e operativo).  “Nós organizamos um plano da seguinte forma: logo na introdução decidimos fazer um resgate histórico do caminho evangelizador, depois nós procuramos, dentro de uma realidade, contemplar na caminhada de nossa diocese aquilo que nos temos, as luzes e sombras, partir de uma visão no âmbito politico, econômico, sociocultural, ambiental e religioso. Ficou uma coisa maravilhosa. Depois, uma iluminação, um marco doutrinal, a gente procurou ver à luz das diretrizes da ação evangelizadora na Igreja no Brasil, partindo de Jesus Cristo, de uma experiência de fé trinitária e em vista do Reino de Deus, o caminho que queremos percorrer. Por fim, o chamado marco operativo, o agir. Neste momento a  gente procurou alguns destaques pastorais. O primeiro destaque é que nós temos a corresponsabilidade para com a casa comum e o compromisso com a ecologia integral, meio ambiente e meio social. Depois, num segundo destaque, a formação de lideranças em todos os âmbitos da vida eclesial. O terceiro destaque é a evangelização no mundo urbano e o quarto os grupos de reflexão”, explicou o coordenador diocesano de pastoral.


  Sobre as prioridades pastorais escolhidas para o próximo quatriênio, padre Geziel explica que elas têm uma série de desdobramentos. “Quando falamos em comunidade, entendemos a necessidade de promover a revitalização das nossas comunidades e paróquias na linha da descentralização pastoral e da ministerialiedade pastoral. No campo da missão queremos assumir um compromisso de avançarmos como Igreja em saída e de portas abertas, missionando os nossos grupos eclesiais à luz da nova evangelização. Na dimensão do compromisso com a vida, reafirmamos nosso empenho na articulação das pastorais sociais e com a presença pública da Igreja”, detalhou.


   Destaque também para o trabalho realizado pelo assessor do encontro.  “Padre Marcelo fez um brilhante trabalho de assessoria. Com muita maestria, sabedoria e simplicidade ele conduziu nossa assembleia. Ajudou-nos a produzir um material encantador. Agora nós vamos fazer  a revisão, a redação final e a impressão. Nosso 9º plano de pastoral foi verdadeiramente uma bênção de Deus”, avalia.


    O coordenador de pastoral considera que foi uma semana encantadora. “Foram realizados vários grupos de estudo, fizemos um trabalho de ver a realidade da nossa diocese de modo que encantou muito a nossa semana. Com a graça de Deus, o nosso 9º plano de pastoral chegará nas mãos de todos até o final do ano, para que a partir de janeiro seja vivenciado por nossos irmãos e irmãs de nossas paróquias e comunidades”, finaliza padre Geziel.


    Também o assessor, padre Marcelo Santiago, avalia muito positivamente a elaboração do plano e a realização da assembleia. “Estamos caminhando em vista do nosso 9º plano de pastoral, a Igreja particular de Caratinga se alegra e se renova nesse novo ardor missionário para vivenciar nos próximos anos esse compromisso de revitalizar suas comunidades e paróquias, de investir naquilo que nos pede o Santo Padre, o papa Francisco, fazer com que os que participam conosco se sintam acolhidos e acompanhados no testemunho da fé, na alegria de comunicar o amor e a misericórdia”, disse.


     Padre Marcelo lembrou ainda que a assembleia, nas suas prioridades pastorais, fez acentuações naquilo que permeia a ação evangelizadora, assumindo a consciência da formação como uma necessidade, o desafio da evangelização urbana e dos grupos de reflexão, o empenho de avançar em uma pastoral ecológica. “Isso mobiliza a todos para dizer sim ao chamado à missão que Deus nos confia”, finaliza.


Fotógrafo: http://www.diocesecaratinga.org.br/

Fonte: http://www.diocesecaratinga.org.br/

Indique a um amigo
 

Copyright © 2021 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.