Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Corais e Ministério da Música
 
26.Nov - Dia do Musico 2018
Dia do Musico 2018


Sábado dia 24 de novembro,  aconteceu o encontro em comemoração ao dia do músico, organizado pela equipe do projeto Ressoar.


O encontro iniciou as 15:30 com a acolhida aos participantes, logo em seguida houve um momento de louvor com muita música e animação, os presentes foram presenteados por um momento de espiritualidade em uma pregação proferida por Marcos Moises missionário e músico da cidade do Rio de Janeiro.


A arte em nós precisa refletir a glória de Deus, a música não está ao nosso serviço e sim somos nós que estamos a serviço da música. Não fomos chamados para sermos ministros de música ao contrário fomos chamados a sermos ministros da música. É necessário que sejamos pessoas dóceis ao Espírito porque é ele quem realiza a obra em nós.


Parafraseando São João Paulo II que escreveu aos artistas:


 “Deus chamou o homem à existência, dando-lhe a tarefa de ser artífice. Na « criação artística », mais do que em qualquer outra atividade, o homem revela-se como « imagem de Deus », e realiza aquela tarefa, em primeiro lugar plasmando a « matéria » estupenda da sua humanidade e depois exercendo um domínio criativo sobre o universo que o circunda. Com amorosa condescendência, o Artista divino transmite uma centelha da sua sabedoria transcendente ao artista humano, chamando-o a partilhar do seu poder criador. Obviamente é uma participação, que deixa intacta a infinita distância entre o Criador e a criatura, como sublinhava o Cardeal Nicolau Cusano: « A arte criativa, que a alma tem a sorte de albergar, não se identifica com aquela arte por essência que é própria de Deus, mas constitui apenas comunicação e participação dela ».[1]


Por isso, quanto mais consciente está o artista do « dom » que possui, tanto mais se sente impelido a olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e à sua vocação e missão.


Nem todos são chamados a ser artistas, no sentido específico do termo. Mas, segundo a expressão do Génesis, todo o homem recebeu a tarefa de ser artífice da própria vida: de certa forma, deve fazer dela uma obra de arte, uma obra-prima.”


 


Nossa missão e vocação são um presente, um dom e uma graça de Deus. Somos chamados a sermos fiéis servidores da beleza que salva. Nossa arte, nossa música tem o poder de salvar, pois nela está contida todo o poder e todo amor de Cristo por nós seres humanos.


Após o momento de espiritualidade e partilha houve um lanche partilhado em seguida os participantes se dividiram e foram encaminhados para as oficinas.


As oficinas oferecidas neste dia foram: Canto sendo direcionada por Mário Magalhães, Teclado direcionada por Stênio Leite e contra baixo direcionada por Leo Morais apesar do pouco tempo foi um momento de profunda riqueza para os músicos.


Encerramos com a participação da Celebração Eucarística e apresentações artísticas no pátio da igreja matriz, contamos com a participação da banda de música Lira 21 de Abril, os alunos do Projeto Ressoar que a cada dia nos encantam com seu crescimento no aprendizado a tocar violão e também apresentação dos ministérios Éffata e Ministério Renascer.


Termino parafraseando Papa Francisco que num encontro com os corais dirigiu algumas palavras:A música e o canto de vocês são um verdadeiro instrumento de evangelização, na medida em que vocês se tornam testemunhas da profundidade da Palavra de Deus que toca o coração das pessoas e permite uma celebração dos Sacramentos, em particular da Santa Eucaristia, que faz perceber o beleza do paraíso”.


“Nunca parem neste compromisso tão importante para a vida de nossas comunidades”.


Agradecemos a Deus por nos chamar ao ministério, a toda comunidade que confia em nosso trabalho de evangelização e a todos que participaram deste momento de confraternização, celebração, troca de experiências.


Que Santa Cecília padroeira dos músicos interceda por nós.


Bruno Assis


CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS


Fotógrafo: Pascom

Fonte: Coordenação Musical

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.