Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Catequese e Liturgia
 
02.Abr - Sexta-Feira Santa 2021
Sexta-Feira Santa 2021

Pietá, a virgem que segura o filho morto nos braços, aos pés do calvário.



Recolher o filho do chão, aconchegá-lo ao colo e despedir-se dele definitivamente.
A crueza da cena é uma proposta ao silêncio. Arranca-me do mundo das palavras, das respostas prontas e faz-me sentar ao chão, ao lado da mãe, para que eu possa ouvir sua respiração ofegante de dor.
Arranca-me dos meus livros, das minhas fotos,dos poemas e posias e convida-me a sujar-me na terra do calvário, onde o sangue do filho mistura-se às lágrimas da mãe.
Mistura diferente daquela que o trouxe à vida, quando o seu sangue circulava dependente do sangue da sua primeira mulher.
Lágrimas diferentes de tantas outras já derramadas. Lágrimas de alegria por ver o filho dar os primeiros passos; lágrimas de preocupação...

O meu sofrimento perde a sua força quando eu me coloco ao lado dessa mulher. Esta dor nos ensina e nos coloca no rumo da sabedoria. Maria nos aponta para o sofrimento de Jesus, para que entendamos o nosso sofrimento. Maria embalou o filho morto nos braços. Canções de ninar secretas foram entoadas nos silêncios dos lábios. O choro de mãe é oração que tem o poder de mudar o mundo. Só precisamos parar para ouvir...



Na prece silenciosa que essa mãe me desperta, permaneço...


 


Renata Firmino


Fotógrafo: Renata Firmino

Fonte: @renataoliveirafir @espelhodaalmaatelie

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.