Pascom- Pastoral da comunicação
Agradecer e celebrar
PASCOM - Pastoral da Comunicação
A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Antigo Testamento, essas palavras são carregadas de significados. A característica do pastor na literatura bíblica é aquela de “guiar”, “conduzir”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas, chama-as pelo nome, as conduz, caminha à frente delas e dá a vida por elas. Jesus é referência e paradigma de toda ação pastoral da Igreja. A pastoral é aquela que conduz, provê, liberta, reúne, salva, anima, e coloca-se a serviço da comunidade e de todas as pessoas.
O trabalho da pascom paroquial hoje completa 02 anos. Nestes dois anos vários momentos de formação e encontros foram realizados, todos os meios de comunicação da paróquia deveriam ser realizados pela equipe da pascom, realidade que infelizmente ainda não é contemplada.
Para o ano de 2017 o apelo da Pascom, fica para os coordenadores de comunidade e pastorais, para que envie as notícias e movimentos de seus grupos, para alimentação das páginas paroquiais, o conteúdo das páginas é o meio de evangelizarmos com o testemunho de nossa participação.
Temos hoje em nossa paróquia:
Site : www.pnsacarangola.com.br - Administrado por Missionários da Pascom
Pagina face book – PNSA - Carangola MG - Administrado por Missionários da Pascom
Equipe de multimídia – Realiza as projeções - agentes da PASCOM
Programa Rezando com a Mãe, na rádio educativa – Coordenado pelo pároco Pe. Willis de Oliveira Gama
Informativo paroquial – Coordenado e elaborado, por equipe constituída pelo pároco, não integrada a PASCOM.
Compreendendo a Pascom em sua abrangência, algumas características se destacam:
1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação;
5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja e
6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas.
(Diretório da Comunicação para a Igreja no Brasil /245 – 248 )
Fotógrafo: Pascom Paroquial
Fonte: PASCOM