Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Paróquia
 
15.Mar - Comunidade em Movimento
Comunidade em Movimento

 


Os grupos de reflexão tem sido uma benção em nossa diocese e modelo para igreja do Brasil, várias dioceses do Brasil trabalham com os roteiros dos grupos de reflexão da diocese de Caratinga. Os grupos de reflexão são células, pequenas comunidades que se reúnem todas as semanas  para estudar a Palavra e temas pertinentes à vida da comunidade.


Sempre atenta as necessidades da igreja, a comunidade de São sebastião do bairro Santa Maria da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, colocou em movimento o projeto “Comunidade em Movimento”.


"Dia 12 de março, encerramos a primeira etapa do primeiro passo do projeto,  nesta parte, visamos colher as informações sobre as dificuldades que os grupos encontram para se reunirem. Vimos que, a maioria dos grupos colocou como sendo o desânimo e o comodismo, os maiores empecilhos para não participar das reuniões nos grupos de reflexão.


 Refletimos um pouco sobre a importância dos grupos de reflexão na comunidade, pois é dali que saem a maioria dos representantes de pastorais e líderes de comunidades. É o lugar onde as famílias tem a oportunidade de reunir e discutir sobre assuntos do cotidiano, a riqueza dos roteiros, que a cada reunião nos mostra um fato novo e que condiz com a realidade em que estamos inseridos.


Ao destacar o Evangelho de Lucas capítulo 24 a partir do versículo 13, no momento, em que Jesus encontra seus discípulos no caminho para Emaús, leva-nos a refletir sobre a nossa participação nas reuniões dos grupos de reflexão. Quais as atitudes podemos tomar enquanto missionários da palavra de Deus, partindo da realidade de cada grupo. Nesta passagem Jesus parte da realidade daquele momento em que encontrou seus discípulos desanimados. Assim também quando Jesus os fez enxergar e se revelou à eles, após este momento eles partiram para a ação concreta, foram dividir com os outros discípulos o que havia acontecido.


Assim são os nossos grupos de reflexão, colocar em prática o que é discutido nas reuniões, realizar as ações concretas de acordo com a realidade de cada grupo, passar a enxergar o outro que está ao nosso lado, com os olhos da fé. Viver em comunidade, conhecer verdadeiramente quem reúne conosco em todos os encontros


Foram destacados três pontos importantes, a realidade do grupo, a importância de escutar com os ouvidos e com os olhos, e também refletir bem a palavra de Deus, deixa-la penetrar no coração e servir de instrumento para o Espírito Santo trabalhar em nós." esclareceu-nos,  Luzenir Sousa Oliveira, coordenadora da comundade.


 


Fotógrafo: Internete

Fonte: Luzenir Souza Oliveira

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.