Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Notícias da Paróquia
 
06.Set - 5ª Meta do Plano Pastoral 2016
5ª Meta do Plano Pastoral 2016

Serra Brigadeiro - Lugar de encantado!


      O Parque fica no extremo norte da Serra da Mantiqueira, nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul. O Parque abriga vários Picos: o do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m). A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.


     E foi neste paraíso, que mais uma vez a CPP ( Conselho Pastoral Paroquial)  se reuniu para  cumprir a quinta meta do Plano Pastoral 2016.


5ª Visitaremos uma reserva ambiental no intuito de um contato com a natureza que desperta ainda maior cuidado pela criação. E celebraremos aí uma missa.


      Na abertura do encontro Padre Willis de Oliveira Gama com a  presença do seminarista Luiz Antonio, presidiu  a Celebração Eucaristia  em Ação de Graças aos 20 anos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.


     A coordenação  e equipe do Parque se uniu aos representantes  paroquiais de todas as comunidades e pastorais para colocar no “ berço” mas uma esperança de vida, a muda de um ingá, também chamado(a) ingazeira,  o fruto da árvore é uma longa vagem que contém sementes envolvidas por uma polpa muitas vezes comestível. É muito comum nas margens de rios e lagos, sendo muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas por polpa branca e adocicada. O ingazeiro costuma apresentar floração mais de uma vez por ano.


      Momentos de grandes descobertas, como cuidar bem Mãe Natureza. Dicas sobre incêndios, preservações das nascentes , tipos de plantas, um contato com oMuriqui, o maior macaco americano, medindo 0,70 metros de corpo e igual medida de cauda. Tem polegar reduzido e pelo amarelo. Vive nas matas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, nos fragmentos de mata atlântica que restam nestes estados do Brasil.


“ Nascer para viver; Preservar para conhecer; Cuidar para existir; Encorajar para agir; Se unir para que a natureza continue a sorrir.” (Boletim Biopesb).


     Agradecemos a todos que nos ajudam nesta caminhada de cuidado com a casa comum, a equipe Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.pelo imenso carinho em nossa visita.


     Que Nossa Senhora Apareida interceda por todos e São Francisco de Assis, protetor da Natureza nos ensine a amar que ser amado.


Fotos: Galeria de Fotos


 




 


Fotógrafo: Pascom Paroquial

Fonte: Pascom Paroquial - www.ief.mg.gov.br

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.