Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Catequese e Liturgia
 
26.Dez - Uso de projetor e telão na Celebração Eucarística
Uso de projetor e telão na  Celebração Eucarística

   Projeções na Celebração Eucarística


   Na liturgia, celebra-se a plenitude da comunhão entre Deus e a humanidade. Portanto, toda iniciativa no âmbito litúrgico tem presente o mistério de comunicação de Deus e a resposta de fé da assembleia litúrgica. Com essas considerações, ressalta-se o cuidado necessário para que os equipamentos de som, instrumentos musicais e telões não ocupem o centro da atenção da assembleia.


    O uso de projeção de imagens nas celebrações teve inicio há muitos anos, com mais ênfase nos anos 90. Sem instruções litúrgicas, o recurso de multimídia muitas vezes poluía e prejudicava as celebrações. A CNBB preocupada com a liturgia, em janeiro de 2011 publica indicações para o uso desta tecnologia. 


   Ao longo das últimas décadas, a Igreja trabalhou a questão de olhar os meios de comunicação, acreditando que eles eram ferramentas utilizadas para manipular a sociedade. Com o passar do tempo, a comunicação, a pesquisa e os institutos foram se ampliando e notou-se que é preciso preocupar-se com a relação que se dá em nossos meios sociais. Também foi feito uma reavaliação e indicações no uso de projeção de imagens nas celebrações Eucarística.


  "Com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as Igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da celebração litúrgica. “Cuide-se, no entanto, que eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas. ” (Doc. 99 CNBB)


   Na forania de Carangola, já temos algumas paróquias que fazem o uso do desta tecnologia.


Algumas dicas feitas pelo Irmão Diego Joaquim, missionário redentorista e coordenador da Pascom do regional Centro-Oeste, durante o curso” A comunicação na ação evangelizadora”, realizado pela CNBB em parceria com o EAD século 21.


*Os textos litúrgicos projetados não devem ser acompanhados por imagens e desenhos pois podem distrair.


* As cores utilizadas devem  ter o fundo branco e o texto em preto. Isso para facilitar a visibilidade, sobriedade e evitar dispersão.


* Antes de adquirir os equipamentos, considere o tamanho do espaço da Igreja e o tamanho necessário para que tela seja visível por toda assembleia, e mesmo se ela vai poluir ou não o espaço litúrgico.




 


Fotógrafo: internete

Fonte: Pascom Paróquial

Indique a um amigo
 

Copyright © 2024 Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Todos os direitos reservados.